IBGE Carazinho realiza reunião para planejar o CENSO 2020 em Constantina

Na manhã de terça-feira, 03/03, Daniel dos Santos, Coordenador de Áreas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Carazinho, esteve na Câmara de Vereadores de Constantina para falar sobre o planejamento e organização do Censo 2020.

Na oportunidade, Daniel explicou como funcionará a coleta de dados, que acontece nos meses de agosto, setembro e outubro. Ele falou ainda sobre a abertura do edital para contratação de pessoas residentes no município para atuarem na coleta e organização dos dados. Serão 9 vagas para recenseador e 2 vagas para supervisor dos dados.

A coleta de dados consiste basicamente no relato de quantas pessoas residem na casa, além de algumas informações sobre os moradores. Daniel esclareceu alguns casos, deixando claro que devem ser incluídas pessoas que moram fora para estudar mas tem seu sustento vindo dos pais, e retornam para casa nos períodos de finais de semana e/ou férias. Também, pessoas que trabalham em outros municípios, mas tem sua residência em Constantina.

O Censo 2020 tem uma grande importância, pois além de mapear dados importantes da população, também pode fazer com que o FPM, uma das principais receitas de Constantina, aumente de faixa, para que o município passe a receber um valor maior.