Gestantes participam de palestra e atividade promovida pelo PIM

No último dia 25, o Programa Primeira Infância Melhor – PIM, promoveu uma palestra para as gestantes do município. A enfermeira Caroline Rossetto trouxe o tema “A escolha certa na hora da chegada do bebê”. Na oportunidade, Caroline falou sobre o parto natural e os benefícios que esta forma de nascimento trazem para o bebê e também para as mães. Falou ainda sobre as fases da gestação e do parto, dicas para aliviar dores e ajudar na dilatação.
Além disso, a enfermeira também tocou no assunto dos direitos da mulher na hora do parto. Num país onde, segundo estudos realizados em 2010, 1 em cada 4 mulheres sofrem violência obstétrica, é importante que elas estejam cientes de que nem toda intervenção é necessária e indicada. Caroline lembrou também que a gestante tem o direito legal de ter um acompanhante de sua escolha na hora de seu parto.
Além da conversa com a enfermeira, o professor Marcson Gai também realizou um momento de atividades físicas com as presentes. Referenciado pela própria fala da enfermeira, eles mostraram que a dança, a caminhada e alguns exercícios específicos são indicados para ajudar no processo de dilatação e diminuição das dores do trabalho de parto.

Compartilhe