Educadores constantinenses participam de socialização de experiências

Na sexta-feira (23) a equipe da Secretaria Municipal de Educação, coordenações pedagógicas e direções escolares participaram de um seminário regional de socialização de experiências, que foi realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus de Erechim.

O evento contou com a presença de representantes de 12 municípios da região Alto Uruguai, que são atendidos pela UFFS através do programa “Nos Caminhos da Práxis”, projeto que tem por objetivo promover a formação continuada de profissionais da Educação.

Pela parte da manhã, além da mesa de abertura com a direção e coordenadores da UFFS, alguns estudantes das escolas atendidas pelo programa realizaram apresentações culturais. Os constantinenses Bianca Berton Largo e João Potrich, alunos da Escola Santa Terezinha, através da apresentação de músicas e poesias nativistas, mostraram um pouco do potencial cultural do nosso município.

Também foi realizada uma palestra com a professora Adriana Dickel, da Universidade de Passo Fundo, que falou sobre os desafios da educação e os processos pedagógicos de ensino/aprendizagem.

No turno da tarde, os municípios socializaram as diversas experiências desenvolvidas a partir do programa, que neste ano promoveu atividades voltadas para o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando para melhorias que podem ser implementadas no projeto pedagógico de cada escola.

“Foi um momento importante para a troca de experiências com as demais escolas da região. O programa Nos Caminho da Práxis tem contribuído muito com a formação pedagógica dos professores do nosso município, pois trabalha com teoria e prática, gerando o aprendizado coletivo. É assim que conseguimos melhorar a qualidade da educação: no momento em que estudamos e refletimos sobre o nosso meio de trabalho e também colocamos em prática as ideias construídas de forma coletiva”, ressaltou Silvana Cristina Gheller, Secretária Municipal de Educação.

Para o ano de 2019 várias ações serão realizadas nos municípios que participam do programa. Nos próximos dias a UFFS fará uma reunião para projetar as atividades a serem desenvolvidas.

Fotos: Assessoria de Imprensa UFFS.