Educação Fiscal é tema trabalhado com estudantes
Na segunda-feira (12) os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, das escolas Santa Terezinha, São José e Amândio Araújo, participaram de uma importante palestra realizada no Centro Cultural José Rugeri.
Na oportunidade a Secretária Municipal da Fazenda, Sônia Maria da Costa, dialogou com os estudantes sobre a importância da Educação Fiscal e do programa Nota Fiscal Gaúcha.
Sônia também apresentou alguns dados relacionados com a composição das receitas municipais e sobre o índice de retorno do ICMS, destacando as principais atividades econômicas de Constantina.
A palestra faz parte de uma série de atividades do Programa de Integração Tributária (PIT), desenvolvido em parceria com o governo estadual. Um dos objetivos do PIT é promover ações de fortalecimento da Educação Fiscal nas escolas e na comunidade.
Durante a atividade também foi lançado o projeto Aluno Ligado, que faz parte do Programa de Educação Fiscal do município e vai envolver as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o objetivo de despertar os estudantes para a importância da emissão de notas fiscais na arrecadação municipal. O alunos que apresentarem o maior valor em notas fiscais, até janeiro de 2019, receberão prêmios. O aluno que obtiver maior pontuação até abril de 2019 será selecionado para um programa de estágio na Prefeitura Municipal.
“O projeto que estamos pensando, em parceria com a Secretaria de Educação, é uma forma de incentivar e contribuir para que os estudantes entendam a importância da emissão de notas fiscais para a arrecadação do município. É mais uma iniciativa para fortalecer a cidadania”, destacou Sônia.
Nos próximos dias também serão realizadas algumas atividades com os alunos das escolas Bento Gonçalves e Joaquim Nabuco.
Foto: Adineia Rossetto Santin