Durante período de distanciamento, Secretaria de Assistência Social trabalha com fortalecimento de vínculos

A Secretaria de Assistência Social de Constantina, mesmo com o distanciamento, continua trabalhando de forma remota com as famílias assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social – CRAS do município.
 
Desta vez, a equipe pensou numa forma de fortalecer os vínculos familiares, resgatando velhos hábitos e brincadeiras. Na era digital, onde os pais veem seus filhos, cada vez mais cedo dominar o mundo da tecnologia, brincadeiras tradicionais têm sido deixadas para trás. Pensando nisso, a equipe desenvolveu a ação “Hora do jogo em Família”, onde disponibilizou a todas as famílias integrantes do Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF um kit com jogos como as 5 Marias, bolinha de gude, dominó, trilha, mico, entre outros, com o objetivo de que os pais possam ensinar aos filhos brincadeiras simples e que possam envolver toda a família. As famílias das áreas indígenas que também são assistidas receberão kits diferenciados, levando em consideração sua cultura e adaptando as atividades a sua realidade.
O kit foi entregue juntamente com orientações sobre cada atividade a ser desenvolvida e também haverá o acompanhamento da equipe à distância.
 
Segundo a coordenadora da secretaria, Dirce Zatti, esse é um momento novo, onde precisamos nos reinventar. Trazer de volta brincadeiras que essa nova geração não conhece, reunindo a família na sala, ensinando aquilo que nossos pais e avós ensinaram. Isso vai contribuir para melhorar nossa rotina e também para fortalecer os vínculos. Também nesse momento, a equipe da Assistência Social procura estar presentes e ajudar para que este período de pandemia seja levado da melhor forma possível.