Cultivando Sabores: Promovendo o cultivo da terra com grupos indígenas

Pensando em dar continuidade as atividades com as famílias das comunidades indígenas acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, e levando em consideração este momento de pandemia de COVID-19, a Secretaria de Assistência Social desenvolveu a ação ‘CULTIVANDO SABORES’, que objetiva, através de um kit com 15 plantas aromáticas/medicinais, permitir e incentivar o contato com a terra.
Esse movimento de cultivar a terra ressalta o contato e o respeito com a natureza, o que remete a origem dos povos indígenas e permite cultivar temperos e sabores para agregar a sua culinária. O contato com a terra favorece ainda questões como alívio da ansiedade e melhora na qualidade de vida, neste momento em que o isolamento social e a mudança de rotina afetam diretamente nossa saúde mental.
O kit entregue pela equipe do PAIF contém as seguintes variedades: alecrim, caldo de galinha, sálvia, losna, manjerona, manjericão, orégano, melissa, poejo, menta, tomilho, salsão, cebolinha, alcachofra e osmarin.
As plantas foram entregues em parceira com a Unidade Básica de Saúde Indígena da Comunidade Capinzal, respeitando todas as normas de cuidado e higiene.