Comunicado de detecção de variantes SARS-COV-2 na região

“O Projeto Detecta variantes tem como objetivo identificar as linhagens e variantes genéticas do SARS-CoV-2 circulantes na macrorregião norte do Rio Grande do Sul. Recentemente iniciamos o rastreamento das variantes de preocupação (VOCs) em uma pequena amostragem de indivíduos portadores de SARS-CoV-2, gerando um total de 76 amostras, até o momento.
 
De acordo com os resultados de 76 amostras obtidos até o momento, pelo projeto Detecta-Variantes, foi possível encontrar mutações compatíveis com a variante Delta em 42 delas, nos municípios: Boa vista das Missões (1), Constantina (4), Engenho Velho (1), Gramado dos Loureiros (1), Miraguaí (1), Novo Xingu (1), Palmeira das Missões (4), Planalto (9), Redentora (5), Rodeio Bonito (3), e Rondinha (2), Trindade do Sul (1), e Vicente Dutra (1); e, recentemente, em Dois Irmãos das Missões (1), Liberato Salzano (3), Iraí (1), Palmitinho (3). Outras 34 amostras analisadas de diversas cidades mostraram mutações compatíveis com a variante gamma (P.1), conforme notificações realizadas anteriormente.
 
Considerando que desde a detecção do primeiro caso de Delta dentre as amostras estudadas (30 de julho de 2021), 52 amostras já foram analisadas, e 42 são da Delta, calcula-se um percentual de ocorrência de delta em 80% dos casos. Dada as características da variante delta, acreditamos que os casos suspeitos devem ser monitorados de perto para evitar o aumento súbito do número de casos em nossa região.
 
Sem mais para o momento, nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos.
Att., UFSM-Detecta.”
.
.