Com abertura da Escola Santa Júlia, ano letivo inicia em Constantina

Nesta semana a rede escolar do município retornou as atividades. Além das novidades comuns como mudança de ano, novos colegas e professores, alguns alunos também mudaram de escola. A partir de 2020, a Escola Santa Júlia Billiart faz parte da rede de ensino do município, e conta com cerca de 220 alunos entre o 6º e o 9º ano.
Com um investimento inicial de R$ 3.468.866,23, localizada no bairro Florestal, a escola Padrão FNDE possui 12 salas de aula, laboratório de informática com capacidade para 35 computadores, amplo laboratório de ciências, laboratório de linguagens, biblioteca, espaço de convivência e quadra de esportes com vestiários.
A diretora da Escola, Aline Bongiorno Gheller, destaca a importância de mais essa instituição para Constantina. “Com certeza nossa escola vem para suprir uma demanda importante. Ela é ampla, oferece todos os meios para que os professores possam desenvolver uma prática educativa de qualidade. Os alunos saem ganhando com um espaço moderno e adequado, que contribui no aprendizado e na formação dos mesmos. Escola aberta para que a comunidade possa conhecer”, destacou Aline.
O município conta hoje com as escolas municipais Amândio Araújo, Bento Gonçalves, EMEI Primeiros Passos, Joaquim Nabuco, Santa Júlia Billiart e Santa Terezinha, que receberam reformas para ampliar e melhorar seus espaços, instalação de câmeras de segurança, mudança na carga horária, entre outros melhoramentos.
Nas escolas Amândio Araújo e EMEI Primeiros Passos, foram abertas mais de 100 vagas de creche. A Secretária de Educação, Silvana Cristina Gheller, destaca que esse era um dos objetivos quando assumiu a Secretaria, e que hoje, além de abertura de vagas somente com a adequação e espaços já existentes e aquisição de mobília e equipamentos, há vagas sobrando para a comunidade.
Ainda segundo Silvana, foram investidos mais de R$ 600.000,00 em equipamentos, mobiliário e reforma em todas as escolas municipais.
Além disso, uma das escolas do campo passa a contar com atividades complementares em turno inverso.