Auriculoterapia é uma das PICs implementadas pela Administração Municipal

Dando sequência ao processo de implantação das Práticas Integrativas Complementares (PICs), na sexta-feira (14) foi realizada mais uma etapa de formação e preparação com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, foram apresentados os objetivos e o funcionamento de algumas dessas práticas que estão sendo implementadas no município de Constantina, especialmente sobre a auriculoterapia que, neste mês, passou a ser ofertada para a população.

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema.

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular, com a utilização de sementes, para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Na reunião do dia 14 também foi tratado sobre a prática da yoga, que desde o ano de 2017 está em funcionamento no município e vem gerando diversos resultados positivos, e sobra a fitoterapia, que no próximo ano será instituída como política municipal de saúde.

A implementação das PICs é uma das principais ações da Administração Municipal de Constantina, com o objetivo de promover a saúde preventiva e melhorar a qualidade de vida da população.