ALUNOS RECEBEM MEDALHAS E CERTIFICADOS DO PROGRAMA SORRINDO PARA O FUTURO

Em 2013 a Administração Municipal de Constantina, através das Secretarias Municipal de Saúde e Educação, aderiu ao Programa Sorrindo para o Futuro em parceria com o SESC com a participação de 329 crianças, de quatro a dez anos, da Escola Santa Terezinha e Educação Infantil Primeiros Passos. O programa iniciou em abril com reunião e capacitação dos professores e apoio da direção das escolas.

O segredo do projeto, segundo a Dra. Meigue Fiori que coordenou a execução do programa é a participação e o envolvimento dos professores que exercem o papel fundamental de modelo para as crianças. As mesmas são estimuladas a ver a evolução da sua saúde bucal através da colagem de adesivos que sinalizam através da cor o progresso de sua higiene bucal, estimulado também hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos, criando realmente escolas promotoras de saúde e melhorando a qualidade de vida.

Segundo Meigue foram feitos exames mensais da qualidade de higiene bucal das crianças, sessões de educação em saúde bucal bem como escovação supervisionada e aplicação de flúor, avaliou-se também a necessidade de tratamento odontológico curativo, bem como foi feito a medição de peso e altura.

Os alunos, após verificação mensal da Dra. Meigue e auxiliar de saúde bucal, que obtiveram desempenho conforme as regras do programa recebiam selos verdes e os demais selos amarelos. Ao encerrar as atividades deste ano todos os alunos que obtiveram selos verdes ganharam medalha e os demais certificado.

As cartilhas dos alunos que participaram do programa seguem agora para as famílias avaliarem o andamento da saúde de seu filho.

A inclusão de mais crianças no programa é uma das metas da Secretaria de Saúde para 2014. Para isso os pais dos alunos devem encaminhar para sua escola as autorizações até o final do ano letivo.

O Secretário de Saúde Vilson Menegazzo, satisfeito com os resultados obtidos neste primeiro ano, agradeceu o trabalho da odontóloga Meigue Fiori e da auxiliar de saúde bucal Cinara Cenci Valle bem como o apoio, empenho e dedicação da direção e professores das escolas envolvidas e ainda agradeceu apoio recebido dos pais dos alunos.

Mais fotos: