Agosto Dourado – Mês de incentivo ao aleitamento materno

No mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica o incentivo, a promoção e apoio ao aleitamento materno, através do Agosto Dourado. A amamentação é a base da vida. Amamentar o bebê imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida.
O aleitamento materno quando realizado na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
O leite materno nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê, nele estão presentes todas as fontes energéticas que o bebê precisa até os 6 meses de vida, por isso incentivamos o aleitamento materno exclusivo, sem a presença de água, chás e outros alimentos, salvo em casos em que o bebê não recebe os nutrientes o suficiente tendo que adotar ao complemento na dieta, depois de uma avaliação com o pediatra.
É recomendado pelo Ministério da Saúde que o bebê receba o leite materno até os 2 anos de vida ou mais, associado a ingestão de outros alimentos varia
Quaisquer dúvidas que as gestantes e mães tenham sobre questões de amamentação, podem procurar as equipes nas Unidades Básicas de Saúde do município.