Administração Municipal promove ações de combate à clandestinidade

Na manhã desta sexta-feira, 06/05, os Agentes de Fiscalização do Município de Constantina Gelson Stuchi, Vigilante Sanitário e Cibeli Grade Villa, Médica Veterinária coordenadora da Inspeção Municipal, com o apoio da Brigada Militar, desenvolveram trabalhos de combate à clandestinidade no município.
O trabalho foi desenvolvido em forma de Barreira Sanitária, onde vários veículos de transportes de perecíveis foram abordados.

A ação foi realizada com objetivo de apreender produtos sem origem (produtos clandestinos) além de conferir a temperatura dos alimentos refrigerados transportados para consumo. É também objetivo do programa evitar que produtos que não passam por um órgão fiscalizador cheguem aos mercados de forma ilegal, podendo causar mal à saúde da população.

De acordo com a equipe, o consumo de carne não inspecionado oferece alto risco de contaminação por cisticercose, uma doença grave que afeta o sistema nervoso podendo causar graves problemas. O consumo de leite e seus derivados que não tenham passado por processo de pasteurização também podem acarretar graves contaminações por brucelose ou tuberculose, doenças graves que podem causar a morte do consumidor. Produtos cárneos como salames, linguiças entre outros também podem transmitir graves intoxicações alimentares, além do risco do desenvolvimento de câncer se fabricados sem o devido cuidado na adição de sal de cura.

A equipe de Inspeção e Vigilância Sanitária reforça que está realizando este alerta para que a população procure consumir alimentos de qualidade e segurança alimentar, produtos que tenham rótulo de registro de inspeção, atentando-se ainda as condições de higiene e conservação dos alimentos e estabelecimentos.

O trabalho deve ter continuidade nas próximas semanas, com principal objetivo de fiscalizar a qualidade dos produtos alimentícios em nosso comércio, pois cuidar do que consumimos também é cuidar da saúde pública.