ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL IMPLEMENTA PROJETO DE INOVAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO

A Administração Municipal de Constantina está implementando, através da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e nutricionistas do município, o Projeto de Inovação em Alimentação, que tem por objetivo difundir práticas de educação alimentar e também receitas de alimentos saudáveis e alternativos, como é o caso das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

O projeto vai trabalhar, inicialmente, com capacitações teóricas e práticas junto a equipe dos agentes comunitários de saúde (ACS), que receberão treinamento sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis, com base na trofoterapia (terapia através do alimento).

Ao longo do treinamento, os ACS participarão de oficinas sobre alimentos feitos a partir de produtos orgânicos locais , onde será elaborado um folder com dicas de alimentação saudável e utilização de PANCS, para ser distribuído junto as famílias visitadas.

Durante as visitas nas comunidades, as agentes de saúde apresentarão as práticas alimentares estudadas nos treinamentos e também registrarão as diversas receitas de comidas saudáveis que já são tradicionais em nosso município, e que são passadas de geração em geração, contribuindo para valorizar a nossa cultura.

No final do projeto será publicada uma cartilha com as diversas receitas preparadas pelas comunidades visitadas e que, no geral, utilizam ingredientes oriundos do próprio quintal como, por exemplo, plantas cultivadas sem agrotóxicos e plantas alimentícias não convencionais.

O lançamento do Projeto de Inovação em Alimentação ocorreu na sexta-feira, 15 de dezembro, onde foi realizada a primeira capacitação teórica com a equipe das ACS, assessorada pela naturalista Rosaura Berti.  O desenvolvimento do projeto se dará ao longo de 2018.

Sonia 1

Sonia 2