Acordo do bairro São Roque: Prefeito Gerri conhece Programa de Regularização Fundiária em Barra do Quaraí

No mês de julho o Prefeito Gerri Sawaris esteve no município de Barra do Quaraí, onde foi recebido pelo Chefe do Executivo Iad Choli e pelo representante da Secretaria de Planejamento, Gestão e Habitação Mateus Ortiz. Na oportunidade, Gerri participou de uma reunião junto a secretaria e conheceu mais sobre o Programa Local de Regularização Fundiária. Barra do Quaraí criou um projeto de regularização de uma área localizada no perímetro urbano, chamada Loteamento Ferroviário. Conforme o Prefeito Iad, o objetivo do programa foi proporcionar dignidade aos moradores com o tão sonhado registro definitivo de propriedade.

O objetivo desta visita foi buscar subsídios para aplicar um programa parecido em Constantina, tendo em vista que o município fechou acordo com a família Siliprandi, que era proprietária registral de grande parte dos terrenos do bairro São Roque. Resta agora o processo de regularização das matrículas.

O acordo com a família Siliprandi foi um grande passo para Constantina, pois era uma questão legal de mais de 40 anos, e aconteceu depois que o espólio ganhou o direito de desapropriação do local, o que resultaria no despejo das famílias que não possuem as matrículas de seus terrenos.
Hoje, o município de Constantina é o proprietário desta área e busca alternativas para regularizar e encerrar essa questão de quase meio século.

Como lembrou a Secretária de Fazenda na última prestação de contas, este foi um passo importante, e que só foi possível depois de um grande esforço para que o município conseguisse um equilíbrio financeiro, para então negociar o valor do acordo no bairro São Roque.