1ª Feira Literária e Cultural de Constantina recebe milhares de pessoas

Dos dias 03 a 06 de abril, aconteceu a 1ª Feira Literária e Cultural de Constantina.
A abertura do evento, que contou com mais de 500 pessoas, homenageou os pequenos escritores no lançamento da obra “Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias – Volume 2”. Com a participação das escolas estaduais e municipais, após a homenagem, a equipe da Secretaria de Educação do Município entregou o projeto para a terceira edição do livro. Na oportunidade, o Prefeito Municipal Gerri Sawaris, falou sobre a importância desta iniciativa, lembrando que ninguém melhor que nossos munícipes para contar um pouco de sua própria história.
No segundo dia de atividades, o SESC trouxe o grupo Cultura nas Estradas, com duas peças teatrais, que tiveram como público alvo ensino fundamental e médio da comunidade escolar. Paralelo a essa atividade, o LEO Clube Constantina promoveu contação de histórias nas escolas municipais para alunos da educação infantil. A programação da noite teve início com o aluno João Potrich, que declamou uma poesia de autoria de Angelo Guaresi. Em seguida, aconteceu uma roda de conversa com escritores Constantinenses, que debateram sobre a importância da escrita e da leitura no desenvolvimento e até mesmo na saúde das pessoas. Participaram do bate-papo Altemir Berti, Ademar Francio da Fontoura, Rosaura Berti, Angelo Guaresi, Caroline Tenedini, Joel Carini, Ivor Vicentini, Fabíola Giacomini de Carli e Gessica Bergmann. Para encerrar o segundo dia de atividades, aconteceu o lançamento do selo dos 60 anos do município, criado pela estudante Andressa Ribeiro.
Na sexta-feira, o SESC trouxe o escritor Pablo Moreno para conversar com o público jovem, com apresentações nos turnos da manhã e tarde. Já para o público infantil, o escritor Danilo André Gregory, que já foi professor em nosso município, trouxe seu mais novo livro em forma de teatro, para a diversão das crianças. À noite, Tiago Linck e família lotaram o salão paroquial com a palestra superando limites.
No sábado pela manhã, as estudantes Bianca Berton Largo e Gabriela Vargas se apresentaram para o público interpretando canções nativistas e da música popular brasileira. Para encerrar o evento, Tiago Linck novamente lotou o salão Paroquial e emocionou o público, que pôde tirar fotos e conversar com o pequeno.
Cerca de 3 mil pessoas passaram pelos quatro dias de evento, que contou também com exposições das Escolas Municipais e Estaduais de Constantina, do Grupo Ricordi dell’Itália, CTG Taquaruçu e SESC.
A Administração Municipal de Constantina e a Secretaria de Educação agradecem a população que apoiou este evento que, consideramos de grande importância para a comunidade. Esperamos que essa seja a 1ª Feira Literária e Cultural de muitas que virão.