1° GINCANA FEST DA COOPERAÇÃO MARCA O ANIVERSÁRIO DE CONSTANTINA

No sábado (14 de abril), data em que comemoramos o aniversário de Constantina, foi realizada, na Linha Savaris, a 1° GINCANA FEST DA COOPERAÇÃO, evento organizado pela Prefeitura Municipal de Constantina, COOPAC, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Coletivo de Mulheres e direções das comunidades.

A programação teve por objetivo integrar todas as comunidades e entidades do nosso município, comemorando os 59 anos de Constantina e os 25 anos da Coopac.

Durante todo o dia, as  comunidades participantes do evento, que contavam com equipes formadas por homens e mulheres das mais diferentes idades, se envolveram em diversas brincadeiras e integrações, além de desfrutarem de um saboroso almoço colonial, marcando o aniversário de Constantina e da Coopac com muita alegria, cooperação e amizade.

As comunidades participaram de atividades como corrida de carrinho de mão, serrar madeira, arremesso de espiga de milho, corrida do saco, entre outras. O final do evento foi marcado por um jogo de futebol entre a equipe das  autoridades e equipe dos agricultores.

Participaram do evento o total de 15 comunidades, sendo que a Linha Três recebeu a premiação de 3° Lugar, a Linha Savaris ficou com o 2° Lugar e o prêmio de melhor torcida e a Linha Scolari foi a campeã da 1° Gincana Fest da Cooperação.

De acordo com Ivor Vicentini, presidente da Coopac, o principal objetivo do evento é o de retomar e fortalecer o espírito de cooperação e amizade que sempre existiu nas comunidades rurais: “quando pensamos em organizar a 1° Gincana Fest, juntamente com as demais entidades parceiras, o nosso horizonte era o de envolver o maior número de comunidades rurais do nosso município, integrando as pessoas e resgatando este sentimento de solidariedade e cooperação, que sempre foi característico do meio rural, sendo que nos últimos anos acabou se perdendo um pouco desta tradição. Após a realização do evento, temos a certeza de que o objetivo inicial foi cumprido”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Gerri Sawaris ressaltou a importância da participação e da organização das comunidades: ” o município de Constantina, que hoje completa 59 anos, sempre teve como uma das principais marcas a organização da comunidade e a participação popular. Fruto desta organização é que, há 25 anos, surgiu a Coopac, bem como as demais entidades que cumprem um papel fundamental em nosso município. É muito importante fortalecermos cada vez mais a participação das nossas comunidades e a solidariedade entre cada constantinense. Todos os envolvidos na construção deste evento estão de parabéns” destacou Gerri. O prefeito também aproveitou a oportunidade para parabenizar e agradecer todas as comunidades e entidades que participaram do evento e estiveram envolvidas na organização, em especial a Linha Savaris que foi sede da 1° Gincana Fest da Cooperação.